quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paul McCartney e o melhor lançamento do ano

Hora de falar do 'Life in Photographs', livro que retrata a carreira de Linda McCartney. Antes de começar preciso confessar que a publicação é cem vezes melhor do que eu pensava.

Robusto e colorido, o livro traz em detalhes o trabalho de Linda, pra mim uma das grandes fotógrafas musicais do século passado. A primeira parte mostra fotos dos grandes ícones do rock, que na época não passavam de meros desconhecidos ou aspirantes do sucesso.


Nas páginas do 'Life in Photopraphs' é possível encontrar nomes como Mick Jagger, Janis Joplin, John Lennon em poses inusitadas e algumas jamais vistas. A segunda etapa é dedicada ao clã McCartney, que é retratado por meio das lentes pentrantes de Linda.



Como o próprio Paul disse na exposição inaugural do livro, Linda sempre teve uma talento extraordinário, que é constatado ao entrar em contato com esta relíquia. Aliás, a foto mais trsite/bela é da própria Linda McCartney, com câncer em estado avançado, em seu ateliê, de frente para uma mesa bagunçada, mas com seu sorristo tímido e cativante no rosto.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Rockshow!

Dia 13 de julho é comemorado o Dia Internacional do Rock, não posso deixar isso passar em branco. A seguir listo algumas das faixas 'rock and roll' de Paul McCartney. Muitos podem pensar que ele só faz baladas de amor, muito pelo contrário, Macca também sabe ser 'violento'.

Top 10 McCartney Rock and Roll Songs:

10- Rockestra Theme - Faixa do Back to the Egg gravada em 1979. A ópera-rock conta com a participação de alguns dos principais nomes do cenário, como John Bonhan, John Paul Jones, David Gilmour, Pete Townshend, entre outros. Ao piano, Paul McCartney comanda este time de astros como só ele sabe fazer;

9- Helen Wheels - Parte da versão bônus do Band on the Run, esta música mostra um lado 'faz tudo' de Paul McCartney, que além do baixo, toca guitarra e bateria. Os backing vocals de Linda e Denny dão um charme todo especial para esta canção;

8- Jet - Aparentemente nomeada por causa de pônei, este é um dos hits mais conhecidos da cerreira de Paul e do Wings. Presente na maioria de seus shows desde os anos 70, Jet tem uma pegada rock'n roll e um refrão chiclete;

7- Get Back - É impossível deixar os Beatles de fora, ainda mais com uma canção do porte desta. Última faixa do Let it Be, ela conta com McCartney no baixo, Billy Preston e toda sua classe nos teclados e uma guitarra agressiva de George Harrison;

6- Run Devil Run - Parte do 'álbum rock'n roll lançado por Macca em 1999, esta canção mostra um vocal rasgado e agressivo, mostrando que o velho Paul ainda matinha sua forma.Vale destacar a presença de David Gilmour na guitarra;

5- Back in the USSR - Primeira canção do White Album, este é um rock em sua essência. Com Paul McCartney nos vocais e bateria, é um dos maiores sucessos dos Beatles;

4- Nineteen Hundred and Eighty-five - Com Paul ao piano, esta é mais uma faixa do Band on the Run que se faz presente em minha lista. O interessante é que, ao bom estilo Jerry Lee Lewis, ele faz com que o piano seja a principal atração da música.

3- Let me Roll It - Com uma letra simples e sem muita variação, essa é uma canção que vicia em pouco tempo. Com um baixo seguindo a mesma linha da guitarra, ela fica na terceira posição.

2- Day Tripper - Mais um sucesso dos Beatles que não pode ficar de fora. Com uma harmonia de vozes com o selo Lennon/McCartney, Day Tripper tem o segredo para ser uma boa canção: o riff perfeito;

1- Helter Skelter - Como todos sabem, esta é a música que define o rock and roll dos Beatles e do próprio Paul. Com ele mesmo na guitarra, baixo e vocais, Hetler SKelter para muitos originou o que seria chamado de hard rock.

Muitos não concordar, mesmo depois de ler nem eu mesmo acredito que escolhi certo. Em todo o caso, enjoy! (;

terça-feira, 5 de julho de 2011

Invadindo o Rio - Parte 1

Nossa, há séculos não posto aqui, muito trabalho e pouco tempo para o blog, mas nunca para o Macca! Vou fazer uma série de posts narrando minhas aventuras na cidade maravilhosa atrás do Beatle favorito de todos. Não sei quando vou terminar, afinal de contas tenho tanto pra mostrar (que fim poético, gostei).

Acho que meu último post foi sobre a expectativa para os dois grandes dias. Bom, a hora de viajar havia chegado, encontrei um colega na estação Lapa e fomos de carro até Viracopos, em Campinas. Como todos sabem, tenho pavor de avião (medo este que diminuiu um pouco, não fosse o retorno pra casa, mas isso conto depois) pois bem, cheguei no aeroporto e minha barriga já parecia uma geleira que só, a espera para o embarque parecia ter durado 100 mil anos! Neste meio tempo, eu e meu colega conversamos sobre nossas expectativas para o show, nossos planos mirabolantes de fã para fazer com que Paul McCartney sentisse de alguma forma nossa presença.

Hora de embarcar, coração a mil. Estava com minha tradicional camiseta dos Beatles, uma branca com o nome dos quatro caras que mudaram minha vida. De repente, na fila do check-in, um cara me aborda com um sorriso no rosto e pergunta se estava indo para o Rio, respondo que sim e começamos a trocar ideias sobre o show que ele também iria assistir. Sabe, existem coisas que só os Beatles são capazes de fazer, essa interação gostosa entre os fãs é uma delas.

Pois bem, decolamos, eu, meu colega e um LP do Flowers in the Dirt que ele carregava debaixo do braço na esperança de conseguir o tão sonhado autógrafo. Minha cabeça era um mix de pavor, justamente por causa do avião, e ansiedade, já que iria conhecer o Rio de Janeiro e ver mais dois shows do McCartney.

Chegamos no Rio, hora de procurar um táxi e finalmente chegar no tão sonhado hostel. Como havia dito, encontrei um cara que iria para o show ainda em Campinas, então nada melhor do que dividir um táxi do Galeão até Copacabana, não é? Bom, entramos no táxi e fomos para nosso 'porto seguro', no caminho como um bom jornalista fui observando a cidade, seu trânsito, ruas e claro, sua beleza. Algumas das impressões que tive foi de que o trânsito é até civilizado, porém os cariocas correm que é uma beleza!

Depois de chegar no hotel, beber um pouco, olhar o bairro, resolvemos ir até o Copacabana Palace encontrar ELE, vocês já sentem o coração bater um pouco rápido, não? Pois chegamos lá e claro, o espaço estava repleto de fãs de todos os cantos do Brasil e América Latina, todos com um mesmo objetivo: ver, nem mesmo que apenas a pontinha do rosto, de Sir Paul McCartney. A tensão foi grande, mas infelizmente não vi Macca (acho que a surpresa estava toda reservada para o dia do show), porém encontrei com o resto da banda Wix, Brian Ray, Rusty e Abe, o que serviu para deixar o clima acelerado.

Ufa, melhor parar por aqui para garantir que vocês leiam. Nos próximos posts vou falar dos shows, da sensação de ver Macca pela terceira e quarta vez, além da triste/feliz volta para casa. Aguardem!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fans on the Run

Foto tirada na porta do Engenhão, pouco antes do primeiro show de Paul McCartney no Rio no último mês de maio.


Três fãs on the run!

terça-feira, 22 de março de 2011

O Retorno do Rei

Quer dizer que ele vai voltar? Quando soube da possibilidade (e agora realidade) de um novo show do Macca no Brasil, quase morri. Um lado meu se sentiu cansado, já que é extremamente desgastante conseguir ingressos para um evento deste porte, porém o outro lado pulou de felicidade, pois é maravilhoso poder assistir de perto mais um show do mito, afinal é isso que realmente importa no fim das contas.

Notícias afirmam que a lenda vai se apresentar no Rio de Janeiro, desta vez em shows nos dias 21 e 22 de maio, no Engenhão. A partir daí, é hora de planejar o esquema de viagem para o Rio, compra de ingressos e uma possível hospedagem (a barraca velha de guerra já está esperando). Acima de tudo, é tempo de preprar o coração para mais dois dias de mais pura emoção e magia.


Já que: venus and mars are alright tonight.

domingo, 13 de março de 2011

12/03/1969

Em 12 de março Paul McCartney se casa com Linda Eastman em Londres. Perto do fim de sua carreira com os Beatles, Macca encontra, ainda sem saber, sua parceira musical e de vida para os próximos 30 anos.
A cerimônia aconteceu na Marylebone Register Office e seu irmão Mike foi escolhido como padrinho. Por causa dos problemas de relacionamento entre os membros da banda, nenhum dos três bealtes compareceu ao evento.
Ao longo das três décadas de casamento, Paul e Linda tiveram três filhos, Mary, Stella e James, além de Heather, fruto do primeiro relacionamento de Linda. A união dos McCartney ficou famosa e popular principalmente no campo musical, onde Paul e Lin protagonizaram alguns dos momentos mais notáveis da história da música pop.
Isso começou com o Wings, grupo que fez sucesso principalmente na década de 70. A banda, que foi criada como uma espécie de área de escape das tensões que levaram ao fim dos Beatles, foi o primeiro passo desta parceria duradoura. Mesmo sem saber ao menos tocar um instrumento, Linda foi convencida por Paul a fazer parte do conjunto. Com o passar do tempo ela ficou ainda mais confiante e até mesmo se arriscou a cantar, como quando assume os vocais de 'Cook of the House'. O casamento também gerou alguns dos maiores clássicos da carreira de McCartney, como 'The Lovely Linda', 'My Love', 'Two of Us' e 'Warm and Beautiful'.

Uma das uniões mais bem-sucedidas do mundo pop durou 30 anos e apenas foi interrompida por um problema inesperado. Foi em 17 de abril de 1998, Linda McCartney perdeu uma longa batalha para o câncer de mama, deixando Paul e seus quatro filhos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

1985

Vamos falar de uma das minhas preferidas da carreira do Macca, Nineteen Hundred and Eighty-five. Encerrando o Band on The Run, 1985, como é conhecida entre os fãs, foi gravada em 1973. Com um piano agressivo, a faixa fala sobre um tempo futurista, ainda distante, levando em conta que estamos falando de 73.

Sempre me perguntei porque o Macca nunca havia tocado esta música ao vivo, até que em sua Up and Coming Tour, ele resolveu apresentar a faixa pela primeira vez, aproveitando o lançamento da edição remasterizada do Band on the Run.


Abaixo a versão executada no Later...With Jools Holland:


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Notícias

Agora é hora de deixar os fãs do Macca bem informados. Vamos contar o que Sir Paul andou aprontando nos últimos dias.

Macca é flagrado dançando Lady Gaga em Nova York

- Sir Paul bem que tentou, mas não conseguiu passar como anônimo no show da cantora em Nova York. Como sempre, ao lado de Nancy, Paul não resistiu e arriscou alguns passos enquanto apreciava o show de Gaga. Aqui pra nós, até que ele leva jeito.

McCartney Participa de Premiação do BAFTA em Londres

- O eterno Beatle compareceu acompanhado pela filha Mary e a namorada Nancy Shevell (foto). Macca subiu ao palco para entregar o prêmio de melhor música original, como de costume fez aquela graça. "Algumas das melhores músicas já escritas vem dos filmes 'A Hard Day's Night', 'Yellow Submarine', disse o cantor.

Paul McCartney Estreia Balé Orquestrado em Setembro

- Ocean's Kingdom, que tem estreia marcada para o dia 22 de setembro, conta com coreografia criada por Peter Martins, e composta por John Wilson acompanhada por arranjos do Macca. É o nosso orgulho, mais uma vez mostrando uma de suas mil e uma utilidades.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fans on the Run - Parte 2

Bom, como no havia dito no último post, o grande dia havia chegado, 21 de novembro de 2010, o momento em que muitas pessoas tiveram certeza que nunca chegaria. Depois de muita adrenalina, peguei no sono por volta das 6hs da manhã e dormi em uma barraca com meu irmão. Porém, com a agitação e ansiedade, acordei às 7h30, mas se você acha que estava cansado, não, não, era o dia do show, a possibilidade de me cansar estava fora de cogitação.

O sol nasceu com força, o clima no Morumbi começa a pegar fogo. Pessoas cegando por todos os lados, filas e mais filas, muita risada e alegria. Ao contrário do que eu esperava, minha ansiedade não estava tão alta, claro que este panorama iria mudar com o passar do tempo.

Depois de tanto aguardar, chegou a hora de entrar no templo, era o momento de ficar frente a frente com o palco onde em algumas horas Paul McCartney mudaria o sentido de nossas vidas. Antes da abertura dos portões eu estava uma pilha de nervos, combinei o 'esquema da grade' com meu irmão uma centena de vezes, felizmente deu certo. Finalmente era hora de correr, portões abertos, entreguei meu ingresso para o segurança e saí correndo como se não houvesse amanhã. De repente, me vi em pé na grade de front para o microfone onde Macca cantaria alguns dos maiores sucessos da história. Não contive o choro, liguei para minha mãe, abracei meu irmão e tudo mais...

Finalmente a hora do show chega, o estádio lotado fica completamente escuro. Os dois telões gigantescos exibem um vídeo que faz um apanhado da carreira de Paul, mas confesso que era difícil manter a atenção no filme, meus olhos não conseguiam sair do palco, que estava pronto esperando o grande acontecimento.

O vídeo acaba, luzes se apagam e uma fumaça azul de gelo seco entra em cena. Com ela, vestindo um terno azul, calça preta, botas no melhor estilo beatle e com um maravilhoso Hofner em mãos, Paul McCartney adentra o recinto.

Neste instante, não consegui parar de chorar, gritar como um demente e pular. Após o delírio total do público, Macca incia a noite com os primeiros acordes de Venus and Mars, enquanto pulava, cantava e gritava, tudo ao mesmo tempo, começo a pensar se isso realmente estava acontecendo, se finalmente estava cara a cara com ele, e na GRADE, isso mesmo na primeira fila, de boca para o palco, como você preferir. A sensação de ver uma pessoa deste calibre diante dos seus olhos é sensacional, não consigo descrever, você fica meio abismado, parece que o cara tem uma áurea, ou algo do tipo.

Alguns dos pontos mais incríveis deste show foram canções como Jet, Letting Go (uma agradável surpresa), 1985, Hey Jude (a ideia de que cantei o famoso 'na, na, na, na, não entra em minha mente até hoje), Let it Be, entre outros 36 clássicos que ouvi e assisti no dia mais feliz e inacreditável da minha vida. Ah, a tensão tomou conta de todos quando este senhor sapeca de 68 anos resolveu sair correndo, chutar um balão gigante e tomar um grande tombo quando se dirigia para o camarim. Mas como todo mundo sabe, ele é de outro mundo, então nada de grave aconteceu com o velho.

Poderia ficar o resto da noite, da semana, do mês ou do ano descrevendo este dia, mas acredito que somente quem esteve no Morumbi entre nos dias 21 e 22 de novembro sabe do que eu estou falando. E felizmente eu estive presente nas duas datas.

Paul McCartney - Up and Coming Tour - Morumbi:

Venus And Mars/Rock Show
Jet
All My Loving
Letting Go
Drive My Car
Highway
Let Me Roll It/Foxy Lady
The Long and Winding Road
1985
Let 'Em In
My Love
I've Just Seen a Face
And I Love Her
Blackbird
Here Today
Dance Tonight
Mrs Vanderbilt
Eleanor Rigby
Something
Sing The Changes
Band On The Run
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Back In The USSR
I've Got a Feeling
Paperback Writer
A Day in the Life/Give Peace A Chance
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude
Encore 1

Day Tripper
Lady Madonna
Get Back

Encore 2

Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fans on the Run - Parte 1

A ideia de assistir um show do McCartney sempre foi nula em minha cabeça, afinal de contas depois de tantos rumores e nenhuma confirmação, quem acreditava que ele ainda pudesse tocar aqui? Porém, com o passar do tempo o noticiário foi ficando quente, os boatos de um possível show do Macca no Brasil eram cada vez mais fortes. Até que um belo dia o concerto foi confirmado, seria uma excursão de três datas, a primeira em Porto Alegre, depois duas apresentações em São Paulo, no Morumbi.

Bom, com o espetáculo confirmado, agora o que tomava conta do meu coração era a possibilidade (que por sinal sempre foi enorme) de não conseguir entradas para o grande evento, já que não é todo dia que um Beatle toca diante de seus olhos. Por incrível que pareça tive sorte, a pré-venda seria exclusiva para clientes do Bradesco, quer dizer que conseguiria os ingressos para a grande noite. E consegui, pista prime para o dia 21 e pista normal para o dia 22, isso quer dizer que iria assistir o Macca duas vezes!

O grande dia chegou, era hora de dormir na fila, justamente para conseguir o melhor lugar possível (só não imaginava que ficaria no melhor lugar do estádio), compramos uma barraca (meu irmão e eu), daquelas de R$30,00 e ficamos por lá. A noite foi longa, com direito a Band on the Run, pipoca, cerveja e tem mais: algo incrível estava para acontecer...

Todos sabíamos que Paul iria para o estádio passar o som. Bom, isto realmente aconteceu, por volta das 21h30, se não me falha a memória. Quando meu irmão e eu ouvimos os primeiros acordes de guitarra, saímos em disparada, tremendo por inteiro. Ao chegarmos atrás do Morumbi, pudermos ouvir a voz DELE, sim pela primeira vez tive a certeza que o melhor fim de semana da história estava começando. No soundcheck, Paul apresentou hits como Flaming Pie e Two of Us, a bela Celebration e como bônus o sensacional combo Venus and Mars/Rockshow/Jet.

Depois disso tudo, você deve estar pensando que nada mais maravilhoso poderia acontecer, não é? Se sim, está errado. Com a adrenalina pulsando, corremos como loucos até a entrada principal do Morumbi, sim Paul McCartney passaria por ali dentro de instantes. Ao chegar lá, não conseguia sentir meus pés, estava tremendo e extremamente tenso. Os batedores da polícia e aquele número gigantesco de fãs fez com que o nervosismo aumentasse ainda mais (só de relembrar já sinto arrepios na espinha).

Após uma série de alarmes falsos, eis que sai em uma SUV qualquer ele, sim, ele! Sir Paul McCartney, usando um belo terno cinza, camisa rosa claro, e com um sorriso de ponta a ponta, o Beatle deixa o estádio acenando e gritando para seus fãs, incrédulos e aos prantos. A sensação de ver uma pessoa desse calibre tão perto de você é indescritível, me lembro que quando o carro finalmente sumiu do mapa, caí na rua chorando como uma criança. Acredito que este foi o choro mais feliz da minha vida toda. Liguei para meus pais, tios, amigos e até para minha chefe. Passei boa parte da noite em claro, emocionado e em choque. Quem diria que Paul McCartney estaria cerca de 5m de distância da minha pessoa?

Já deu pra perceber o nível da adrenalina, não é? O melhor disso tudo é que o sonho só estava começando...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Helter Skelter - Grammy Winner


Considerada por muitos como um dos primeiros hard rocks da história, Helter Skelter é até hoje umas da músicas mais violentas feitas por Paul McCartney e até mesmo pelos Beatles. Gravada no fim da década de 60, mais precisamente em 1968, a canção fez parte de um dos trabalhos mais aclamados dos fab four, o Álbum Branco.

Recentemente, ela integrou o último DVD ao vivo lançado por McCartney, Good Evening New York City, que traz mais de duas horas de performance dos maiores sucessos dos Beatles, Wings e da sua carreira solo. Esta interpretação rendeu ao eterno Beatle o Grammy Award 2011, na categoria de melhor performance vocal. Esta não foi uma simples vitória, afinal Paul concorreu com nomes como Eric Clapton e Neil Young.


Yes, he still got it!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

No Other Baby


Agora é hora de falar de um dos melhores covers que Paul McCartney já fez em toda sua carreira, 'No Other Baby', que foi gravada originalmente por Dickie Bishop e Bob Watson e ficou famosa pelo grupo The Vipers.

Desde a primeira vez que ouvi esta canção, tive a certeza de que era mais uma das grandes composições do velho Macca, pois ela possui uma letra incrível, com o selo de qualidade Paul McCartney. Depois de algum tempo, acabei descobrindo que a música não tinha sido escrita pelo Macca, ela era na verdade um cover, como muitos outros que fizeram parte do 'Run Devil Run', um álbum com releituras dos sucessos do rock dos anos 50. Mas isso não fez com que eu ficasse desapontado, pelo contrário, a partir desta música valorizei ainda mais a genialidade e criatividade de Sir Paul.

Umas das melhores versões já executadas desta canção foi a do PETA, em 1999, logo após a morte da saudosa Linda McCartney. Visivelmente abalado, Paul cantou com muita emoção, quase aos prantos, mas não deixando de lado o profissionalismo, uma das virtudes de sua carreira.

O destaque vai para seus famosos 'olhos tristes', que estiveram mais vibrantes (desculpem a contradição) do que nunca, pena que por um motivo tão devastador e o solo incrível de David Gilmour, que colaborou com Paul neste trabalho.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Back to the Egg - After the Ball


O primeiro post é sobre um disco que está tomando conta de meus ouvidos nos últimos dias, o 'Back to the Egg', de 1979. Este, que foi o último álbum de estúdio do Wings (por conta de alguns gramas de maconha e a polícia japonesa), veio após mais um troca de formação, algo de marcou a trajetória do conjunto.

Com a saída do polêmico Jimmy McCulloch e do versátil baterista Joe English, certamente Paul, Linda e Denny lembraram do acontecido alguns anos antes da gravação do lendário 'Band on the Run'. O problema é que desta vez a história era outra. Após muitas audições, McCartney, já cansado de tudo isso, decidiu contratar o guitarrista Laurence Juber e o baterista Steve Holly. Os trabalhos se inciaram em 1978 e os primeiros singles foram 'So Glad to See You Here' e a famosa 'Rockestra Theme', faixa instrumental que contou com a presença de nomes como David Gilmour, Jonh Paul Jones e John Bonham, ambos do Led Zeppelin, Pete Townshend, entre outros.

Apesar de possuir poucas 'baladas' conhecidas, o álbum conta com algumas das melhores composições do Wings. Destaque para a sensual 'Arrow Through Me', (minha preferida) que mostra uma voz sensual e dócil que só o Paul sabe fazer, além de ter um instrumental com um pé nos anos 80. 'Old Siam Sir' chega com uma voz rasgada e exuberante do velho Macca. Como baladas podemos destacar 'After the Ball/ Million Miles', que conquista os ouvidos de qualquer pessoa e a charmosa 'Baby's Request', que segue a linha vitoriana de 'You Gave me the Answer', além da natalina 'Wonderful Christmas Time', que faz parte da tradição de muitas famílias. Denny Lane também marca presença com a animada 'Again and Again and Again'.

Em suma, mesmo que não planejada oficialmente, esta foi uma grande maneira de encerrar uma carreira cheia de altos e baixos, tal como a loucura dos anos 70. Com Back to the Egg, uma era brilhante de Paul, Linda e Denny chegava ao final.

C'mon People

Bom, depois de um simples café da tarde com minha chefe, um assunto corriqueiro de minha vida entrou em pauta, Paul McCartney. Assim como todos, ela disse que eu era uma das pessoas mais fissuradas no Beatle charmoso que ela conhecia, em cima disso ela me perguntou por que eu ainda não havia feito um blog sobre o velho Macca. Pensei, pensei e concluí que esta é uma ideia maravilhosa, afinal de contas o que seria melhor para um jornalista do que escrever sobre o que gosta? E quando o que você ama é nada mais nada menos que James Paul McCartney?

Com isso, resolvi criar este blog, que será uma espécie de 'brinquedo', aqui vou mostrar minha visão sobre o trabalho do Macca, seu estilo de vida, e claro, sua influência em minha vidinha. Então, se você gosta dele, ou até mesmo aprecia um bom texto, entre e divirta-se.