terça-feira, 12 de julho de 2011

Rockshow!

Dia 13 de julho é comemorado o Dia Internacional do Rock, não posso deixar isso passar em branco. A seguir listo algumas das faixas 'rock and roll' de Paul McCartney. Muitos podem pensar que ele só faz baladas de amor, muito pelo contrário, Macca também sabe ser 'violento'.

Top 10 McCartney Rock and Roll Songs:

10- Rockestra Theme - Faixa do Back to the Egg gravada em 1979. A ópera-rock conta com a participação de alguns dos principais nomes do cenário, como John Bonhan, John Paul Jones, David Gilmour, Pete Townshend, entre outros. Ao piano, Paul McCartney comanda este time de astros como só ele sabe fazer;

9- Helen Wheels - Parte da versão bônus do Band on the Run, esta música mostra um lado 'faz tudo' de Paul McCartney, que além do baixo, toca guitarra e bateria. Os backing vocals de Linda e Denny dão um charme todo especial para esta canção;

8- Jet - Aparentemente nomeada por causa de pônei, este é um dos hits mais conhecidos da cerreira de Paul e do Wings. Presente na maioria de seus shows desde os anos 70, Jet tem uma pegada rock'n roll e um refrão chiclete;

7- Get Back - É impossível deixar os Beatles de fora, ainda mais com uma canção do porte desta. Última faixa do Let it Be, ela conta com McCartney no baixo, Billy Preston e toda sua classe nos teclados e uma guitarra agressiva de George Harrison;

6- Run Devil Run - Parte do 'álbum rock'n roll lançado por Macca em 1999, esta canção mostra um vocal rasgado e agressivo, mostrando que o velho Paul ainda matinha sua forma.Vale destacar a presença de David Gilmour na guitarra;

5- Back in the USSR - Primeira canção do White Album, este é um rock em sua essência. Com Paul McCartney nos vocais e bateria, é um dos maiores sucessos dos Beatles;

4- Nineteen Hundred and Eighty-five - Com Paul ao piano, esta é mais uma faixa do Band on the Run que se faz presente em minha lista. O interessante é que, ao bom estilo Jerry Lee Lewis, ele faz com que o piano seja a principal atração da música.

3- Let me Roll It - Com uma letra simples e sem muita variação, essa é uma canção que vicia em pouco tempo. Com um baixo seguindo a mesma linha da guitarra, ela fica na terceira posição.

2- Day Tripper - Mais um sucesso dos Beatles que não pode ficar de fora. Com uma harmonia de vozes com o selo Lennon/McCartney, Day Tripper tem o segredo para ser uma boa canção: o riff perfeito;

1- Helter Skelter - Como todos sabem, esta é a música que define o rock and roll dos Beatles e do próprio Paul. Com ele mesmo na guitarra, baixo e vocais, Hetler SKelter para muitos originou o que seria chamado de hard rock.

Muitos não concordar, mesmo depois de ler nem eu mesmo acredito que escolhi certo. Em todo o caso, enjoy! (;

terça-feira, 5 de julho de 2011

Invadindo o Rio - Parte 1

Nossa, há séculos não posto aqui, muito trabalho e pouco tempo para o blog, mas nunca para o Macca! Vou fazer uma série de posts narrando minhas aventuras na cidade maravilhosa atrás do Beatle favorito de todos. Não sei quando vou terminar, afinal de contas tenho tanto pra mostrar (que fim poético, gostei).

Acho que meu último post foi sobre a expectativa para os dois grandes dias. Bom, a hora de viajar havia chegado, encontrei um colega na estação Lapa e fomos de carro até Viracopos, em Campinas. Como todos sabem, tenho pavor de avião (medo este que diminuiu um pouco, não fosse o retorno pra casa, mas isso conto depois) pois bem, cheguei no aeroporto e minha barriga já parecia uma geleira que só, a espera para o embarque parecia ter durado 100 mil anos! Neste meio tempo, eu e meu colega conversamos sobre nossas expectativas para o show, nossos planos mirabolantes de fã para fazer com que Paul McCartney sentisse de alguma forma nossa presença.

Hora de embarcar, coração a mil. Estava com minha tradicional camiseta dos Beatles, uma branca com o nome dos quatro caras que mudaram minha vida. De repente, na fila do check-in, um cara me aborda com um sorriso no rosto e pergunta se estava indo para o Rio, respondo que sim e começamos a trocar ideias sobre o show que ele também iria assistir. Sabe, existem coisas que só os Beatles são capazes de fazer, essa interação gostosa entre os fãs é uma delas.

Pois bem, decolamos, eu, meu colega e um LP do Flowers in the Dirt que ele carregava debaixo do braço na esperança de conseguir o tão sonhado autógrafo. Minha cabeça era um mix de pavor, justamente por causa do avião, e ansiedade, já que iria conhecer o Rio de Janeiro e ver mais dois shows do McCartney.

Chegamos no Rio, hora de procurar um táxi e finalmente chegar no tão sonhado hostel. Como havia dito, encontrei um cara que iria para o show ainda em Campinas, então nada melhor do que dividir um táxi do Galeão até Copacabana, não é? Bom, entramos no táxi e fomos para nosso 'porto seguro', no caminho como um bom jornalista fui observando a cidade, seu trânsito, ruas e claro, sua beleza. Algumas das impressões que tive foi de que o trânsito é até civilizado, porém os cariocas correm que é uma beleza!

Depois de chegar no hotel, beber um pouco, olhar o bairro, resolvemos ir até o Copacabana Palace encontrar ELE, vocês já sentem o coração bater um pouco rápido, não? Pois chegamos lá e claro, o espaço estava repleto de fãs de todos os cantos do Brasil e América Latina, todos com um mesmo objetivo: ver, nem mesmo que apenas a pontinha do rosto, de Sir Paul McCartney. A tensão foi grande, mas infelizmente não vi Macca (acho que a surpresa estava toda reservada para o dia do show), porém encontrei com o resto da banda Wix, Brian Ray, Rusty e Abe, o que serviu para deixar o clima acelerado.

Ufa, melhor parar por aqui para garantir que vocês leiam. Nos próximos posts vou falar dos shows, da sensação de ver Macca pela terceira e quarta vez, além da triste/feliz volta para casa. Aguardem!